Gochujang: é um condimento coreano feito com uma pasta fermentada de malagueta, arroz glutinoso, soja e sal e é um dos condimentos mais importantes nesta culinária.

Chá Russian: bebida originada na América. Servida durante eventos como Advento e a Quadra Natalícia. É servido quente, algumas vezes gelado, junto a refeições e café.

Apesar de possuir o nome “Russian”, provavelmente foi um erro. A referência mais antiga a ele é em um livro de culinária americano de 1925.

Zippo: isqueiro metálico recarregável produzido pela Zippo Manufacturing Company. São isqueiros colecionáveis e foram fabricadas centenas de modelos durante os 80 anos em que vêm sendo produzidos.

Pagar em Ante: a ante é uma forma de aposta forçada num jogo de poker, ou seja uma aposta que os jogadores de poker são obrigados a fazer antes de sequer terem recebido as cartas. As antes são pagas por todos os jogadores em cada mão e elas não contam de maneira nenhuma como dinheiro já apostado para a primeira ronda de apostas. Devem ser vistas como sendo uma espécie de taxa de participação na mão que entra no pote e que pertencerá ao jogador que ganhar a mão.

“Você acha que Rokkenjima é a Ilha do Tesouro ou algo assim?”: referência a “A Ilha do Tesouro”. Livro por Robert Louis Stevenson.

Embrasuras: na arquitetura militar, uma embrasura é a abertura em uma crenagem ou ameia entre as duas porções sólidas ou merlões, às vezes chamada de crenel ou crenelle. No original é usado o termo “銃眼”.

Barrage: o termo designa um método de fogo de artilharia em larga escala, de uma ou mais peças de artilharia.

Balista: a máquina de guerra da antiguidade que disparava grandes dardo. Basicamente são arcos ampliados e apoiados no chão. Eram também apoiadas nas Ameias dos castelos.

Jogue a abertura como um livro, o meio-jogo como um mágico e o final como uma máquina: Famoso quote de Rudolf Spielmann, um escritor de xadrez.

Filhos de Ivaldi: na mitologia nórdica, os filhos de Ivaldi são Brokkr e Sindri, filhos do anão Ívaldi.

Gungnir: lança de Odin, deus principal da mitologia nórdica.

Rei Wilhelm: Guilherme II ou Wilhelm II foi o último Imperador alemão e Rei da Prússia de 1888 até sua abdicação em 1918 no final da Primeira Guerra Mundial. Era o filho mais velho do imperador Frederico III e sua esposa Vitória, Princesa Real do Reino Unido.

Mate epaulet: Um padrão de mate que emprega a Dama em frente ao Rei adversário que é cercado no canto por suas próprias peças.

Hefesto: é um deus da mitologia grega, cujo equivalente na mitologia romana era Vulcano. Filho de Zeus e Hera, rei e rainha dos deuses ou, de acordo com alguns relatos, apenas de Hera, era o deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo e dos vulcões.

Hefesto foi responsável, entre outras obras, pela égide, escudo usado por Zeus em sua batalha contra os titãs. Construiu para si um magnífico e brilhante palácio de bronze, equipado com muitos servos mecânicos. De suas forjas saiu Pandora, primeira mulher mortal.

Escudo de Aegis: também conhecido por Égide

Irmãos Dvergar: dvergar são um dos grupos de seres inferiores na mitologia escandinava. Ao contrário da maioria desses grupos, como os álfar (“elfo”) ou as dísir (um tipo de espíritos femininos), muitos dvergar têm nomes individuais e, em alguns casos, desempenham um papel importante nos mitos. A tradução de dvergar para “anão” responde mais a razões etimológicas que históricas; os “anões” da mitologia não são, necessariamente, de pequena estatura. O termo é encontrado em todas as línguas germânicas, como o dwarf moderno inglês (antigo dweorg) ou alemão Zwerg (antigo alto alemão twerg).

Mate do Corredor: é um elemento que pode ser facilmente adicionado a outras armadilhas táticas no desenvolvimento de uma partida. Neste mate, a palavra corredor identifica a primeira ou a ultima fila, fila esta em que o Rei que recebe o xeque mate se encontra, e o lado vencedor executará o mate com uma peça maior, uma Torre ou uma Dama.

Futons: “布団” é um tipo de colchão usado na tradicional cama japonesa. Os futons são baixos, com cerca de 5 cm de altura, e têm no interior algodão, lã ou material sintético.

Mate de Philidor: ou “Mate Sufocado” é uma expressão usada para denominar uma posição onde o rei de um dos lados leva mate de um Cavalo por estar preso por suas próprias peças. Costuma envolver um sacrifício, em geral de Dama.

Térmicas: fenômenos de escoamento estruturados na forma de circulações produzidas por convecção térmica na camada limite atmosférica que estabelece condições favoráveis ao voo de aeronaves sem motor.

Gato de Schrödinger: é uma experiência mental, frequentemente descrita como um paradoxo, desenvolvida pelo físico austríaco Erwin Schrödinger, em 1935. A experiência procura ilustrar quão estranha é a interpretação de Copenhague da mecânica quântica, imaginando-a aplicada a objetos do dia a dia. No exemplo, há um gato encerrado em uma caixa, de forma a não estar apenas vivo ou apenas morto, mas sim “morto-vivo”.

Paradoxo do Corvo: concepções da epistemologia da ciência, no caso, da teoria verificacionista de fundamentação de uma teoria científica, onde Hempel questionou isto com o seguinte paradoxo:

“Todos os corvos são pretos” é logicamente equivalente a “Tudo que não é preto não é corvo”.

No original é usado “ヘンペルのカラス” literalmente Corvo de Hampel”, mas por considerarmos o foco como sendo a teoria, optamos por uma tradução mais precisa com a etimologia ao invés de uma tradução literal do termo.

Rifles Winchester: Winchester Repeating Arms Company é uma proeminente fabricante de armas de repetição fundada por Oliver Winchester em 1855 em New Haven, Estados Unidos.

Por motivos de copyright, o nome Winchester foi removido do texto de PS3, assim como algumas outras marcas, entretanto mantivemos o nome na tradução, assim como em outros casos.

Pílulas prateadas: referência ao popular remédio/doce “Jintan”, que começaram a ser vendidas no início do século XX. Originalmente dizia-se que curavam qualquer doença, entretendo hoje são vendidas com o intuito de manter o hálito fresco.

Humpty Dumpty: é uma personagem de uma rima enigmática infantil, melhor conhecida no mundo anglófono pela versão de Mamãe Gansa na Inglaterra.

Círculo fechado: クローズドサークル “, elemento comum da ficção de detetive, que estabelece um número limitado de suspeitos, todos com meios, motivos e oportunidades credíveis. Ou seja, é de conhecimento que o culpado é algum dos presentes ou que está próximo à cena.

“Dos trinta e seis estratagemas, fugir é o melhor”: texto ancião militar chinês que descreve diversas estratégias, sendo a última “bater em retirada”.

Ação por alavanca: mecanismo de armas para carregamento, presente principalmente nos rifles e carabinas Winchester.

Garfando a torre e o rei: tática utilizada para capturar peças através de um ataque bilateral.

Pula elástico: brincadeira onde duas pessoas seguram um elástico com as pernas e uma terceira pula para dentro e para fora. Também conhecido, em inglês, como “pula corda chinês”.

Parece aquelas histórias sentimentais que não combinam nada comigooooooooo: no original “浪花節 “, “Naniwa-bushis”, espécie de narrativa teatral cantada do período Edo, focadas em sentimentos humanos e lealdade.

Othello: marca comercial do Reversi, um jogo de tabuleiro muito semelhante ao Go.

Categorias: Notas